31 de jan. de 2021

Aventuras Marítimas

 Respeito à Natureza, empatia e incentivo à consciência coletiva. Estes são alguns dos temas abordados no livro “Agualina e Maresia - Aventuras Marítmas” (Metamorfose, 2019), escrito pela educadora e contadora de histórias Adriana Stein. Na obra, acompanhamos o conflito de Agualina Pureza Oceânica, uma delicada gota d´água que vê seu hábitat ser invadido pela poluição. Esta é a motivação da personagem que, então, busca fora do mundo aquático descobrir a origem da contaminação e seu responsável. Para isso, procura pelos habitantes do mundo da superfície, os seres humanos, até que descobre que sua prima Maresia Onda Oceânica, assim como ela uma gota d´água, enfrenta o mesmo problema em seu ambiente marítimo.
As ilustrações de Douglas Reinaldo enriquecem a história, tornando-a um recurso que promove um debate sobre os cuidados com os recursos hídricos. O livro pode ser utilizado em escolas, entre crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, incentivando a reflexão em efemérides como o Dia Mundial da Água, 22 de março, ou a Semana do Meio Ambiente, em junho. As questões abordadas no livro podem ainda ser utilizadas como uma estratégia de endomarketing em instituições ou empresas que tenham o interesse de tratar com suas equipes a importância da sustentabilidade e do impacto que cada pessoa pode ter sobre a preservação da água, no combate à poluição, no consumo responsável dos recursos hídricos e no respeito ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Água, um novo olhar- Julho 2017

Água, um novo olhar- Julho 2017
Jornal Extra Classe SINPRO

Crise ambiental - Responsabilidade de Todos

"É dificil dizer que os problemas ambientais não são simplesmente questões políticas, econômicas, ou tecnológicas que podem ser eliminadas ou abrandadas valendo-se unicamente de métodos sábios de uso de recurso de valor. Acredito que será encontrado um caminho para as nossas dificuldades se sondarmos mais profundamente, questionando e redimensionando os relacionamentos dos seres humanos com a sociedade como um todo. Agora é o momento de transformarmos nossa civilização fundada em valores que tenham como premissa o princípio da dignidade humana no seu autêntico sentido. É o momento para a mudança na perspectiva fundamental de cada pessoa em todas as partes do mundo". Presidente da SGI - Daisaku Ikeda-Revista Terceira Civilização/Julho-2001-Pg10